Colombina Clandestina é um coletivo artivista independente baseado em Lisboa
Pioneiros na união do Carnaval com o ativismo, desde 2017, geramos alto impacto social, local e em massa. Atuamos na criação do Carnaval contemporâneo e sua expressão popular e libertária a partir da música, dança, circo e visual media.
Nossos projetos criam novas narrativas para o espaço público e conectam pessoas em torno de um sentir: a alegria! É por meio da alegria que damos protagonismo às minorias e subvertemos a normalidade que as invisibiliza e exclui.
Um projeto para a inovação social:
Desde 2017, criamos performances de alto impacto social, local e em massa, por meio da união da expressão popular e libertária do Carnaval com o ativismo. Ocupamos uma posição de destaque no setor da arte de rua de Lisboa ao organizar o maior Carnaval de rua da Cidade.
Carnaval de rua de Lisboa (público)
Festa Baile da Colombina (ingressos)
Núcleo Corpos Desobedientes (alunes)
Projetos de alto impacto, local e em grande escala.
A nossa missão é gerar consciência sobre o poder da liberdade individual e da alegria enquanto motores de mudança social. De forma a inspirar um futuro melhor e partilhado que faça a diferença para a vida do indivíduo e da comunidade.
Temos 3 “Princípios de Mudança” que trazem impacto positivo aos nossos projetos artivistas e são alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:
Feminismo
Igualdade de Gênero (ODS 5)
Nós trazemos à discussão o papel da mulher na sociedade e lutamos ativamente pela igualdade de gênero.
Diversidade
Diminuir a Desigualdade (ODS 10)
Defendemos os direitos de grupos minoritários e promovemos o diálogo intercultural, a inclusão de imigrantes e a justiça social da comunidade LGBTQIA+ e afrodescendentes.
Viver a Rua
Cidades e Com. Sustentáveis (ODS 11)
Buscamos que os cidadãos exerçam seu direito de ocupar as ruas para lazer e arte. Nos posicionamos contra a privatização do espaço público e a gentrificação.
Plano Municipal para a Integração de Migrantes de Lisboa 2020-2022
Parceiro selecionado para a construção e realização do PMIML 20-22.
Rise for Impact - Programa de aceleração em inovação social
Iniciativa selecionada entre apenas 10 startups de toda Portugal para o programa de capacitação em inovação social promovido pela Casa do Impacto, iniciativa da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, entre 2021 e 2022.
Marcha LGBTQIAP+ 2022 e 2023
Coletivo membro que integra a MOL – comissão de organização da Marcha LGBTQIAP+ de Lisboa.