// Programa Corpos Desobedientes – Práticas Artísticas da rua

Carnaval da Colombina 2025

Regulamento & Orientações Gerais

BOLSAS DE ESTUDO (2024/2025)

Candidaturas até 30 de novembro de 2024 (ou até esgotarem as vagas)

CANDIDATURAS: leia o regulamento abaixo e envie um e-mail para corposdesobedientes@colombinaclandestina.com com seu nome completo, sua mini bio, o porque de desejar integrar a Colombina Clandestina e razões que lhe fazem se candidatar a uma bolsa de estudos. As candidaturas serão analisadas e entraremos em contato consigo. Ao se candidatar, concordas com todos os termos do regulamento de inscrição. Solicitamos que leia atentamente as instruções até o final.

I COLOMBINA CLANDESTINA:

A Colombina Clandestina é um Coletivo artivista independente que desenvolve projetos de alto impacto social, local e em massa. Os nossos pilares são o Feminismo, a Diversidade e o Viver a Rua. Buscamos estabelecer políticas de inclusão e diversidade e ao participar da Colombina Clandestina você se posiciona a favor da Luta Feminista, pelos direitos LGBTQIAP+, contra o racismo e a xenofobia.

II BOLSAS DE ESTUDO:

Consciente das diversas formas de opressão que se materializam na sociedade em que vivemos e da atual situação (social, financeira, política e cultural) em Portugal, marcada por salários baixos, custo de vida crescente, dificuldade em encontrar habitação estável e acessível e dificuldades no acesso a condições estáveis de emprego, a Colombina Clandestina oferece à comunidade bolsas de estudo a fim de garantir a inclusão em seu Programa de Artes Performativas da Rua – Corpos Desobedientes.

Na temporada do Carnaval 2025, as bolsas de estudo serão direcionadas para dois públicos:

5 a 14 de novembro – Clandestiners: Ex-alunes, ex-integrantes, ex-profissionais e ex-membros da Colombina Clandestina que já integraram um de nossos projetos no passado e que desejam cursar uma de nossas práticas artísticas, mas que hoje enfrentam dificuldades financeiras que os impedem de arcar com os custos das mensalidades;

15 a 24 de novembro – Comunidade em geral: as vagas remanescentes não preenchidas na fase anterior serão disponibilizadas para a comunidade em geral, com preferência para mulheres (cis, travestis ou trans), com especial atenção em mulheres negras, transexuais e/ou de povos originários e romani que enfrentam dificuldades financeiras que os impedem de arcar com os custos das mensalidades.

III APOIOS E PRÁTICAS ARTÍSTICAS ENVOLVIDAS:

Na Temporada “Carnaval da Colombina 2025” a Colombina Clandestina oferecerá bolsas de estudo, no valor de 50% da mensalidade.

Cada bolsista selecionado terá como compromisso o pagamento de 20€ matrícula & filiação associativa 2024/2025 (pagamento único e anual) + 20€ mensalidade (5 parcelas mensais – novembro de 2024 a março de 2025) – valor de mensalidade com 50% de desconto.

Quantidade de bolsas disponíveis em cada Prática Artística:

– PA Percussão: 4 bolsas de estudo

02 bolsas: Percussão Iniciantes (quintas-feiras, 20h30 às 22h); 

02 bolsas: Percussão Avançados (quintas-feiras, 20h30 às 22h);

– PA Corpo de Dança (sextas-feiras, 19h às 20h30): 4 bolsas de estudo

– PA Sopros & Metais (terças-feiras, 20h30 às 22h): 4 bolsas de estudo

– PA Canto & Backing Vocal (segundas-feiras, 19h às 20h30): 4 bolsas de estudo

As aulas das práticas artísticas serão realizadas de novembro/24 a março/25, 4 aulas/mês, 1x por semana e com duração de 1h30 cada, em Lisboa/Portugal, na Barracona (Centro Cultural e Comunitário Jardins do Bombarda – rua Gomes Freire, 161, Arroios).

Ao se inscrever em uma PA, cada alune se compromete a participar ao máximo das aulas e não se ausentar por toda a duração da mesma. Para participar do Carnaval da Colombina 2025 há a obrigatoriedade de presença mínima nas aulas de 90% para bolsistas, a fim de garantir que irão participar do cortejo – performance artística.

Os horários e locais das aulas podem passar por alterações em caso de necessidade. Não haverá aula no recesso de Natal e Ano Novo (23/12/2024 – 3/01/2025), e na semana de Carnaval (3 a 7/03/2025). De janeiro a março/24, podem ocorrer aulas e ensaios fora do horário regular e nestas, a ausência não contará como falta.

III CONDIÇÕES E ELEGIBILIDADE:

1. Clandestiners: ser um ex-alunes, ex-integrantes, ex-profissionais e ex-membros da Colombina Clandestina que já integraram um de nossos projetos no passado. A bolsa de estudos deverá ser aplicada para a prática artística em que já possui vivência anterior com a Colombina.

2. Comunidade em geral: ser seguidor da Colombina e conhecer o projeto. Preferência para mulheres (cis, travestis ou trans), com especial atenção em mulheres negras, transexuais e/ou de povos originários e romani. 

Para ambos os públicos, para se candidatar às bolsas de estudo é preciso atender aos seguintes pontos:

– Acreditar no movimento de ocupação do espaço público pelo Carnaval e partilhar dos valores da Colombina Clandestina: Feminismo, Diversidade e Viver a Rua;

– Estar em Lisboa e participar dos eventos pré Carnaval e do Cortejo de Carnaval da Colombina Clandestina 2025;

– Não ter sido bolsista da Colombina Clandestina em práticas artísticas de ciclos anteriores de Corpos Desobedientes – Práticas Artísticas da rua.

IV COMPROMISSO E CONTRAPARTIDAS ESPERADAS DE CADA BOLSISTA:

– Ter disponibilidade para auxiliar os mestres e instrutores durante as aulas, com instrumentos e materiais das atividades relacionadas à Prática Artística escolhida;

– Ser exemplo de conduta para outros integrantes, especialmente em termos dos valores da Colombina (Feminismo, Diversidade e Viver a Rua) e participação;

– Auxiliar na divulgação das PAs, eventos e atividades da Colombina;

– Participar dos eventos e atividades realizadas pela Colombina;

– Ter uma frequência mínima de 90% na Prática Artística escolhida. A frequência em aula abaixo de 90% automaticamente remove a bolsa, podendo a ex-bolsista continuar a frequentar a PA mediante pagamento normal das mensalidades. 

OS PAGAMENTOS E FINANCEIRO:

O bolsista deve garantir a matrícula & filiação associativa 2024/2025 e mensalidades em estado regular.

Os valores de subscrição de cada Prática Artística estão descritos nas páginas específicas de cada PA. Os pagamentos devem ser feitos sempre até o dia 8 de cada mês.

​Ao ingressar em uma PA no meio de um mês corrente, deve-se efetuar o pagamento do valor integral do mês. O valor da subscrição PA deve ser pago integralmente (5 parcelas) até o final da sua duração, março/24. O não pagamento de uma subscrição retira o direito da participante de frequentar as aulas. Alunes que estiverem inadimplentes ou desistirem da PA, poderão ter suas vagas concedidas a noves alunes. 

​Em caso de desistência, não haverá devolução de valores pagos. Pedidos de cancelamento de subscrições deverão ser realizados sempre até o dia 30 do mês vigente, de forma a não ter cobranças no mês seguinte.

Caso a Colombina Clandestina seja impedida de realizar o Carnaval da Colombina 2025, que poderá sofrer alterações em caso de necessidade, não haverá devolução de valores.

VI GERAL:

Todo e qualquer dano a propriedade e instrumentos da Colombina Clandestina, outres alunes e/ou seu próprio, será de responsabilidade única e exclusiva da pessoa causadora, devendo arcar com os prejuízos decorrentes do(s) ato(s) e isentando a Colombina Clandestina de qualquer responsabilidade civil e/ou criminal.

​Ao me inscrever em uma Prática Artística do Programa Corpos Desobedientes – Práticas Artísticas da Rua, realizado pela Colombina Clandestina, declaro para todos os efeitos legais que autorizo a reprodução em suporte digital da minha participação em todas as ações para efeitos de arquivo da Colombina Clandestina, colocados à disposição do público e partilhadas nas redes sociais e site da marca e suas submarcas por meio da reprodução de fotografias, vídeos, registos de áudio e vídeos de divulgação e formato podcast, e tendo a presente autorização o caráter gratuito, não sendo devido qualquer pagamento pelas utilizações supra descritas, global ou individualmente consideradas.

Ao preencher e enviar a ficha de inscrição, interessades concordam com os termos aqui apresentados, incluindo datas, pagamentos, frequência e todas as obrigações.

Informações adicionais poderão ser obtidas via e-mail para corposdesobedientes@colombinaclandestina.com