Ativismo Carnavalesco: IMIGRANTE, Feminista, LGBTQIA+ PARA OCUPAÇÃO dAS Ruas!

p1002323

carnaval é tecnologia POPULAR!

Colombina Clandestina é um coletivo artivista independente baseado em Lisboa. Pioneiro na união do Carnaval com o ativismo, desde 2017, gera alto impacto social, local e em massa. Atua na elevação do Carnaval ao status de tecnologia e potência criativa.

Os projetos criam novas narrativas para o espaço público e conectam pessoas em torno de um sentir: a alegria! É por meio da alegria que se dá protagonismo às minorias e se subverte a normalidade que invisibiliza e exclui.

Criamos dentro da expressão popular e libertária do Carnaval de bloco de rua a partir da criação de performances artísticas para a ocupação do espaço público e incomum.

é festa! é a escrita da história que transforma o ser imigrante em portugal. é o movimento que a colombina criou em 2017 e puxa até hoje.

Andréa Freire, fundadora da Colombina (Jornal DN Brasil, 2025)

MEMÓRIA CULTURAL PARA A INOVAÇÃO SOCIAL

é para todo mundo! (SÓ NÃO PARA FACHOS)

A tecnologia do Carnaval de rua é A SERVIÇO da inovação social

A missão da Colombina é gerar consciência sobre o poder da liberdade individual e da alegria enquanto motores de mudança cultural.
Atualmente, a Colombina é reconhecida por ocupa posição de destaque no setor da arte de rua de Portugal ao organizar o maior carnaval de rua da sua capital, Lisboa.
Todos os seu projetos buscam inspirar um futuro melhor e partilhado que faça diferença para a vida do indivíduo e da comunidade.

O Coletivo atua a partir de 3 pilares de atuação, cada um alinhado a um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS).

Reconhecimento e parcerias:
– Parceiro no PMIML 20-22, um dos 10 selecionados em Portugal para inovação social pela Casa do Impacto/Santa Casa de Lisboa.
– Membro da MOL, comissão organizadora da Marcha LGBTQIAP+ de Lisboa.

Igualdade de Gênero (ODS 5)

Discute o papel da mulher na sociedade e promove a igualdade de gênero.

Diminuir a Desigualdade (ODS 10)

Defende direitos de grupos minoritários, promove diálogo intercultural, inclusão de imigrantes e justiça social da comunidade LGBTQIA+ e afrodescendente.

Cidades e Comunidades Sustentáveis (ODS 11)

Busca que cidadãos exerçam direito de ocupar as ruas para lazer e arte, posicionando-se contra privatização do espaço público e gentrificação.

QUEM INTEGRA O COLETIVO:

ANDRÉA FREIRE

p1002345 35 (1)
p1001544

THIAGO HALLAK

p1002258

CLAIRE HAAS

RAFAEL CARVALHO

michel feliciano (1)

MICHEL FELICIANO

aida rosa

AIDA ROSA

p1002483

HEIDY SAMANTHA

Tá por vir:

Inscrições Abertas

Participe da 9ª Edição de CORPOS DESOBEDIENTES – Programa de Artes Performativas da Rua. As inscrições acontecem duas vezes ao ano e estão abertas para todos os interessados em fazer parte da Temporada Carnaval da Colombina 2026.

img 7912

AGENDA DO MÊS

Junte-se a nós nos eventos que acontecem ao longo deste mês! Acompanhe a agenda.

Rolar para cima